Você quer fazer MEDICINA?

Conheça um pouco mais sobre o curso, antes de fazer essa besteira! shaushauhsuahsuahushas

Mulecagem po, medicina é um dos “cursos mais lindos dentre os cursos mais lindos” que existem.

Senhores da saúde

Vida de médico exige muito trabalho, mais de um emprego e atualização constante

João Antonio Ramos/Sidney Doll

Um dos cursos mais disputados nos vestibulares, a medicina desperta nos jovens sonhos de prestígio e boa remuneração. A realidade dos médicos, no entanto, é antes de tudo de muito trabalho e estudo. Eles precisam se manter atualizados em relação a novos tratamentos, medicamentos e doenças e não podem esquecer o seu lado humano. “Você precisa de duas coisas para ser médico: gostar de gente e gostar de estudar”, afirma Maria do Patrocínio Tenório Nunes, coordenadora de residência médica do curso na USP e conselheira do Conselho Regional de Medicina de São Paulo. De fato, manter-se atualizado é essencial para o bom médico.

O curso de graduação em medicina dura, em média, 6 anos. Depois disso, os alunos passam pela residência, por um período que vai de 2 a 5 anos, onde acabam optando por uma área de especialização. A residência não é obrigatória, mas é escolhida pela grande maioria dos alunos – onde acreditam que as possibilidades de arrumar um bom emprego ficam melhores com ela. O médico precisa tomar cuidado, no entanto, para não ficar superespecializado e perder o contato com a parte geral da medicina.

O mercado de trabalho varia de região para região. Apesar do grande número de faculdades de medicina, há lugares do país, mais afastados das grandes cidades, com escassez no número de médicos. “É uma profissão onde não existe desemprego”, afirma a coordenadora do curso da Unesp, Eliana Goldfarb Cyrino. “Por outro lado, para manter uma renda razoável é preciso ter mais de um emprego”, completa. Quem sonha com um consultório próprio normalmente precisa esperar um pouco, já que a remuneração dos convênios é baixa e são raras as pessoas que podem pagar uma consulta particular. “Recém-formado que abre consultório está fadado a pagar para trabalhar”, explica Angélica Maria Zeferino, coordenadora da Unicamp.

Alexandre Tokitaka
Especialização
é escolhida pela maioria dos alunos na esperança de um emprego melhor

A valorização da humanização do tratamento médico ganhou grande importância nas faculdades de medicina. “É preciso ver o paciente como um todo, e não só como um doente”, explica Marcelo Gil Cliquet, coordenador de graduação do curso na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo. O bom relacionamento entre um médico e seu paciente é tão importante quanto os conhecimentos técnicos do profissional. Por isso, os alunos precisam aliar esses dois mundos. “Quando os alunos dizem que fazem ciências biológicas, eu respondo que isso não é verdade. A medicina é uma interface entre as biológicas e as humanas. Ela precisa ser assim”, afirma Nunes.

Esse é um dos motivos pelos quais é muito importante a decisão de qual faculdade freqüentar. Nunes aconselha que os alunos em idade de prestar vestibular não tenham pressa e insistam no estudo para entrar em uma faculdade de qualidade. “Quem quer ser médico, sempre vai querer ser médico. Não adianta fazer um curso qualquer na pressa de se formar logo”, acredita a professora. Uma boa faculdade precisa ter um corpo docente próprio e preparado – com no mínimo residência médica – e laboratórios onde possam ser estudados diversos cenários de doenças. “Vale a pena ir atrás de uma formação qualificada, pois isso te acompanha pelo resto da vida”, afirma.

Esse texto não é meu! ficadik*

31 opiniões sobre “Você quer fazer MEDICINA?”

  1. Achei muito bom esse texto mostra bem como e a profissão e as dificuldades de um medico obrigado pelas dicas!!!!!

  2. Me ajudou muitoo,esse texto foi pra mim eu tava querendo fazer direito pra passar logo ,pq medicina aqui é muito concorridoo e o povo de fora vem só tomar as vagas.

  3. Me ajudou muitoo,esse texto foi pra mim eu tava querendo fazer direito pra passar logo ,pq medicina aqui é muito concorridoo e o povo de fora vem só tomar as vagas.

  4. Sonho em ser médica desde criança hoge com 23 anos est realmente decidida, mas muitos vem me desanimar e até mesmo a mensalidade me desanima, e ainda tenho uma filha de 1 aninho que é mais um compromisso que eu tenho…
    Aff assim fik dificil.
    mas Deus quizer e eu me esforçar muito eu vou consseguir.
    Até mais…

  5. Boa remuneração ô amigo? Precisa se atualizar no mercado viu? Os leigos têm a falsa impressão que foi sedimentada no passado,( que talvez por terem sido áureos tempos), de que todo médico é bem sucedido e tem muito dinheiro! Se esqueceu que os nosso patrões hj são os planos de saúde? Estes mercenários sucatearam a profissão médica e hj vc recebe um extrato de atendimento de cada plano que só vai entrar na sua conta daqui a 3 meses!!! Entendeu? Vc recebe o valor de consulta em torno de 30 reais a ser faturado só daqui a 3 meses, e isto para os planos mais famosos! Os planinhos mais fuleiros só te pagam depois de 5 meses. Vai dizer pra o dono do colegio do teu filho ou pra o padeiro da esquina da tua rua que vc só pode pagar a mensalidade ou o pão daqui há alguns meses, vai!!!!! Medicina já era! É pura ilusão, idealismo, poesia, serve como campanha pra eleição de político safado!

  6. Medicina não é nada disto na prática viu? Vc que pensa em fazer Medicina, caia do cavalo encantado e vá conferir de perto nestes hospitais por aí na sua cidade o que tá acontecendo com os médicos e então assuma um problemão para sua vida! E a medicina privada então, uma grande enganação… Os planos de saúde se tornaram os grandes patrões dos médicos, eles são os empresários atravessadores de clientes que nos enviam os pacientes e te pagam uma “merreca” pelo atendimento… Temos a responsabilidade de cuidar de vidas e somos escravizados pelos empresários do negocio que mais lucra hj em dia: PLANOS de SAÚDE!!!! Deveria haver investimento bancário em Planos de saúde, porque eles estão sempre em alta nos rendimentos atuais.Nós os idiotas médicos nos rendemos aos caprichos destes mercenários e hj estamos cada dia mais insatisfeitos com a nossa profissão. Jovens não se iludam com a mídia, com o idealismo e altruísmo de que fazer medicina vai te permitir ajudar os eu semelhante, este é o jargão que te ensinaram a acreditar, não é verdade! Antes de decidir procure conhecer de fato no que vc tá se metendo para não ter que se arrepender depois quando for bem tarde! Hj os tempos são bem diferentes, e ter informação faz toda diferença. Comentário de quem fez medicina numa das melhores instituições universitárias deste país (UFRJ) e se formou há mais de 15 anos. Abraços!

  7. Verdadeiramente medicina para mim vai além da remuneração. Se for da vontade de Deus um dia serei uma grande médica , pois tenho a convicção que estarei ajudando o Senhor a salvar vidas. O caminho é árduo e requer muita atenção. Voc~e que quer cursar medicina não desista ,pois o final vale a pena! Que a paz do Senhor seja com todos nós.

  8. Eu adorei esse texto informativo,me deu mais uma iniciativa de compreender a medicina. Muito bom!

  9. ESTOU CONSCIENTE DE QUERER FAZER MEDICINA,ESSE É O MEU MAIOR SONHO!!! ALÉM DO MAIS,ESSA É A PROFISSÃO QUE MAIS ME SIMPATIZO NÃO SÓ PELA BELEZA E O MODO DE VER MÉDICOS VESTIDOS DE JALECOS BRANCOS,MAS SIM DE CONHECER O FUNCIONAMENTO BIOLÓGICO,TER O INTERESSE PELA SAÚDE DA PÚBLICA E DE AJUDÁ-LA. A MEDICINA MEDE ESFORÇO E É COM ESSE ESFORÇO PARA QUEM QUER EXERCER ESSA PROFISSÃO DEVE-SE ENQUADRAR COM GARRA E EXPECTATIVA,A MEDICINA É O MEU SONHO, É O MEU ORGULHO E É O MEU CAMINHO A DOM.

  10. Excelente texto. Também quero fazer Medicina e na USP. Estou ciente de que n. é fácil, pelo contrário. Mas 1 dia chegaremos lá. N. desista de seus sonhos, persista, porque o Senhor abençoa os que se esforçam. Agradecimentos.

  11. gostei muito dos comentarios e achei acelente pretendo fazer cirugia e execer…..muito bom…tem lá suas dificudades mais vai assim mesmo….haaa para quem não tem condiçoes de pagar uma facudade de medicina basta fazer um financiamento é um pouco dificil tambem mais tentar é sempre bom so não pode ter nota baixa no seu lindo historico vlw…galera….

  12. Dica para futuros médicos, façam medicina e outra linguá também. Terminem suas graduações sim e se poderem saem desse país =)

  13. Parabéns pelo texto. Para quem quiser saber um pouco mais sobre medicina, segue esse link sobre a medicina da Universidade Federal de São Carlos que está entre as universidades mais conceituadas no país. http://www.medufscar.blogspot.com.br/p/posts.html
    São os próprios alunos da UFSCar que escrevem neste blog, vale a pena dar uma conferida! Abraço e sucesso a todos!

  14. cara eu ja to tentando medicicina a 3 anos e nao penso em desistir! às vzs da um desanimo! minha prima que ja tava tentando a 4 anos passou em julho numa particular! nao consigo desistir por mais que seja cansativo pq se eu desistir eu nao sei o que eu vou fz

  15. MUITO BOM EU ESTOU NA 7 SÉRIE AINDA MAIS TENHO UMA PRESSA IMENSSA DE CRESCER E FAZER MEDICINA SEI QUE TENHO QUE ME CONTROLAR QUERO MUITO FAZER MEDICINA E SEI Q EU SOU CAPAZ E VOU FAZER BJÃO VALEUUU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. é isso aí! temos que ter objetivos na vida desde cedo pois pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve! parabéns e boa sorte!!!!

  17. Parabéns pela matéria. Ser médico é algo fascinante. É a oportunidade de ajudar pessoas, melhorar a qualidade de vida e ver isso acontecer diante dos seus olhos. Apesar da carga horária excessiva e o longo tempo da formação médica, a busca por conhecimento é algo que vem ao natural quando procuramos ajudar as pessoas. E boa remuneração demora em qualquer profissão mas quando fazemos o que amamos, conseguimos nos dedicar integralmente. Boa sorte aos vestibulandos!

  18. Medicina pra mim e um sonho e se Deus quiser vou realizar esse sonho ano que vem sei que e muito luta ao decorrer da vida mais e o que eu gosto, gosto de lidar comm gente ajudar as pessoas… se formos olhar salaria shuashua shua nao fazemos nada hj em dia d esta dificiu e se eu for olha a opiniao das pessaos eu nao vou fazer nada… Boa sorte para tds que querem medicina e nno futuro seremos Grandes medicos bem sucedidos!
    MEDICINA MINHA PAIXÃO….

  19. È meu sonho cursar medicina, mais eu estou ainda no ensino medio, vou terminar no outro ano, e tenho apenas 15 anos ,quero sair da escola e entrar logo na universidade federal, vou da o melhor de mim no ENEM, muita gente fala que eu não vou conseguir, esses são apenas ums idiotas, quem quer consegui, basta ter foco nós estudos
    Pra quem quer medicina”nunca dessiste de seus sonhos por mais que paressa ser imporsivel,basta ter foco e fé”

  20. Meu sonho é ser médico;;; Ta eu tenho 13 anos mas a minha vontade é tão grande que finalmente acho que ela não irá mudar… #medicinaprasempre

  21. Que lindo! Meus parabéns, que você consiga realizar todos os seus sonhos e seja um excelente médico.
    Volte sempre

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s