Com novo Enem, federais temem invasão de ‘estudantes estrangeiros’

Esse artigo eu achei no G1 e vou colocar as partes que mais interessam a vocês: adoradores de notícias resumidas!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

De acordo com modelo proposto pelo Ministério da Educação, a ser estudado pelas federais até o final de abril, o vestibulando poderá concorrer a até cinco cursos em cinco instituições federais. A proposta deve permitir que alunos que vivem longe dos grandes centros urbanos participem da seleção. Entretanto, para Roberto de Souza Salles, reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), a unificação pode agravar a exclusão dos menos favorecidos.

“Os candidatos do Sul e Sudeste, que normalmente apresentam os melhores desempenhos na prova do Enem, irão ocupar as vagas nas instituições federais do Norte e Nordeste, tirando as oportunidades dos candidatos daquelas regiões”, defende Souza Salles. O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rômulo Polari, também aventa a hipótese, destacando que o ensino médio é desigual no país.

LEIA ISSO:


“Os candidatos do Sul e Sudeste, que normalmente apresentam os melhores desempenhos na prova do Enem, irão ocupar as vagas nas instituições federais do Norte e Nordeste, tirando as oportunidades dos candidatos daquelas regiões”, defende Souza Salles. O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rômulo Polari, também aventa a hipótese, destacando que o ensino médio é desigual no país.

Licurgo Brito, pró-reitor de ensino de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), chama a atenção para “o risco de (o novo modelo) destinar as poucas vagas (na região amazônica) para quem não é da região”. Para o reitor da Universidade de Santa Maria (UFSM), Clóvis Silva Lima, “o MEC precisa dar condições de permanência para os alunos carentes”.

O reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ronaldo Tadeu Pena, ressalva que a mobilidade seria positiva se ficasse limitada a algo em torno de 10% dos bancos das universidades. “Mais do que isso ela vai ser uma mobilidade predadora, no sentido de que esses alunos pegariam as vagas de cursos menos concorridos e também de locais menos desenvolvidos.”

   [eu acho isso absurdo! e não deixa de ser uma exclusão ¬¬°]

Continue lendo a notícia….e veja se você também não vai se perguntar no final desse parágrafo o porquê dessa implantação afinal.

Para ele, a proposta tem um defeito ao permitir que os candidatos façam as opções de curso com o resultado do Enem em mãos. “Aqueles que virem que não conseguirão uma vaga em cursos muito disputados poderão optar por outro menos concorrido e tirar a vaga de quem realmente gostaria de fazer aquela graduação.”

Já Ivonlido Rêgo, reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), diz que o Brasil não têm uma “tradição de mobilidade” e estimula: “teremos de testar o exame para ver o quanto isso vai ser perturbador”. Para ele, políticas de inclusão, como reserva para cotas e bônus para escolas públicas, podem ser fatores de ajuste. 

Contra x A favor

Neste momento, disseram-se contrários ao “novo Enem unificado” os reitores da UFSM, UFPA e UFF. Os representantes das duas primeiras argumentam que a instituição possui um vestibular seriado – a UFPA ainda tem em curso proposta de novo modelo para 2011 -, enquanto o representante da UFF diz que ainda restam “muitas dúvidas” sobre o novo modelo, como a questão da mobilidade.

Já a UFMG, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), UFG (Universidade Federal de Goiás), UFBA, UFSC, UFRN e UFC se disseram simpáticos à proposta. Entretanto, seus reitores destacaram que ela ainda passará por intenso debate dos respectivos conselhos universitários.

Também em fase de discussão, a UFPB, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) preferiram, neste momento, não se posicionar sobre o tema.

Leia a notícia completa aqui: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1079548-5604,00.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s