Você sabe o que é o Plasma sanguíneo?

PLASMA SANGUÍNEO:

 

O plasma sanguíneo corresponde à parte líquida do sangue, ocupa o total de 55% da constituição sanguínea.

 

De cor amarela e apresentando em sua constituição, proteína, hormônios, nutrientes, gases e excreções, o plasma sanguíneo possui 92 % de água e sua função é de transportar essas substâncias por todo organismo, permitindo às células  receber nutrientes, excretar ou secretar substâncias geradas no metabolismo.

 

As proteínas que encontramos no plasma sanguíneo correspondem a 7% da constituição do mesmo e são muito importantes, pois são responsáveis pelo transporte dos ácidos graxos livres e algumas (imunoglobulinas) também atuam como anticorpos. Vamos de maneira sintética falar um pouco sobre três proteínas encontradas no plasma sanguíneo:

 

1-Albumina:

 

É a principal proteína encontrada no plasma, tem principalmente as funções de manutenção da pressão osmótica e transporte de ácidos graxos livres. O tipo de Albumina encontrada no plasma é a seroalbumina e é sintetizada no fígado pelos hepatócitos.

Em casos de hemorragias graves é necessária a reposição de albumina no organismo.

 

2-Globulinas:

 

Tem como função o transporte de substâncias e as trocas entre o sangue e os tecidos.

É sintetizada no fígado assim como a Albumina.

 

3-Fibrinogênio:

 

É uma proteína plasmática, solúvel no plasma sanguíneo. Converte-se em fibrina pela ação da trombina, que é uma enzima ativa.

Também é sintetizada no fígado e sua carência pode ocasionar coagulações e hemorragias das leves as mais graves.

 

Vale ressaltar também que é o plasma que transporta para todo o corpo os medicamentos que ingerimos e seu conteúdo protéico mantém a pressão osmótica do sangue o que faz com que o soro fique dentro dos vasos.

 

O soro se refere ao plasma sanguíneo no qual os fatores de coagulação (como a fibrina) foram removidos naturalmente. O soro sanguíneo é obtido através da coagulação do sangue, são normalmente usados para testes e pesquisa de anticorpos.

 

O plasma sanguíneo possui a maior quantidade de água existente em nosso corpo e de forma sintética possui uma grande importância biológica para o metabolismo.

10 opiniões sobre “Você sabe o que é o Plasma sanguíneo?”

  1. O plasma é a parte líquida do sangue, ele faz parte do sangue entendeu? Os glóbulos vermelhos e os glóbulos brancos, são a parte sólida do sangue [as células sanguíneas] dessa forma, em caso de anemia aguda, ferro é a melhor opção, pois anemia é carência de ferro. =) espero ter ajudado. abraços

  2. De grande servintia, tranqüilizando mas as necessidade da reposição da mesma caso aja hemorragia…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s