Estudar com música ou em silêncio: O QUE É MELHOR?

E a resposta para esta questão é: técnicas de estudos são relativas, ou seja, depende de quem as usa.

Isso significa dizer que para você, existe uma técnica que se adapta mais ao seu ritmo e esta mesma técnica pode não ser eficiente para outra pessoa.

Existem pessoas que precisam estudar escutando alguma música para se concentrar. Dentre as músicas mais apreciadas por quem curte esse estilo de estudo, as músicas eruditas, chill out, músicas instrumentais, e sons binaurais são as escolhas mais comuns.

estudante_olly

Lays Perderssetti escreveu em sua matéria para o site da unicentro o seguinte : ” O estudo, que costumava ser sinônimo de silêncio e concentração total nos livros, está passando por mudanças. Pesquisadores da Universidade da Califórnia afirmam que ouvir música, brincar, jogar vídeo game, entre outras atividades, podem auxiliar na aprendizagem.

Porém, isso não significa que qualquer um pode ligar o rádio e começar a ler um livro. A musicoterapêuta Claudia Prodossimo explica: “Ouvir música nem sempre ajuda. Isto varia muito de pessoa para pessoa. Algumas pessoas preferem estudar em silêncio e se distraem com facilidade caso haja qualquer outro estímulo auditivo no ambiente. Portanto, cada um deve experimentar a forma que melhor se adapte.”

Quanto às funções cognitivas, a música pode auxiliar na manutenção da memória, concentração, facilita a percepção auditiva, a atenção, a repetição, estimula a memória imediata, a memória implícita (semântica e declarativa), o raciocínio abstrato, a imaginação e a criatividade. 
Enquanto isso, existem pessoas que precisam de silêncio total e ABSOLUTO para poder atingir um nível satisfatório de concentração.

Uma das dicas de estudo de Danylo Netto do blog Pimenta do reino, é:

5.     Estudar em um ambiente livre de ruídos, inclusive música e televisão: Da mesma forma que o computador, a televisão tira o foco do objeto de estudo e, portanto, atrapalha. Sem discussão. A questão da música, e do fone de ouvido, é um pouco mais controversa. Tem gente que diz estudar melhor com música de fundo, porque ajuda na concentração. Tem até pesquisa que aponta que certas músicas estimulam as funções cognitivas, desde que sejam instrumentais em volume bastante baixo. Minha opinião é que, no melhor que seja, a música ajuda a combater a angústia do jovem que não tem paciência de ficar parado para estudar. Mas realmente não acredito que a música ajude no estudo, uma vez que ela compete com o objeto de estudo pela atenção de seu cognitivo. Solução:  Prefira realmente estudar no silêncio. Se a música não puder ser evitada, prefira músicas calmas, instrumentais, e, se cantadas, numa língua estrangeira que você não domine (assim seu cérebro não perde energia e foco processando e interpretando as palavras);

veja todas as dicas em: http://pimenta.rno-1.net/blog/dezdicasparaestudarmelhorerealmenteaprender

Muitas referências são feitas ao silêncio quando se fala em estudo e concentração. Não é atoa que quando você vai a uma biblioteca o que reina é o famoso silêncio construtivo.

O fato é que ha quem se disperse por qualquer ruído e ha aquelas pessoas que podem estar no meio da batucada e nada lhes afeta. Para pessoas que não conseguem estudar com qualquer barulho se quer o mais indicado é:

ISOLAMENTO

autodidata1

ESTUDAR DURANTE A MADRUGADA

Young Man Studying at Night

PROTETOR AURICULAR

produto394-447
A melhor coisa que já inventaram para diminuir ruido de ambiente! SENSACIONAL! ajuda você a estudar em ambientes barulhentos, perto de gente conversando, enfim, ótimo e MUITO BARATO!

Gostou desse post? Leia mais, pesquise mais e não esqueça de seguir o blog 🙂

Fontes:

http://mude.nu/estudo-10-melhores-formas/

http://www2.uol.com.br/vyaestelar/musica_bem_estar.htm

http://sites.unicentro.br/jornalagora/reportagens-especiais/estudar-ouvindo-musica-pode-ser-eficaz

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s