METAS DE ESTUDO: saiba como definir as suas

A definição de metas de estudo é primordial. Diversas experiências já demonstraram que é muito mais fácil executar tarefas quando temos alguma meta ou objetivo bem R7-Carreira-em-Alta1definidos.

Como utilizar o gradiente de metas para estudar?

Na véspera de sua seção de estudos, é importante que você defina de maneira bem específica quais suas metas de estudo para o dia seguinte.

Exemplos de metas bem definidas diárias:

• Estudar física até o final do capítulo 10
• Terminar todos exercícios de matemática sobre funções quadráticas
• Estudar a apostila de direito constitucional até a página 120.

Perceba que, durante sua sessão de estudos, ao se aproximar de cada uma dessas metas, sua eficiência apenas aumentará – mais uma vez o gradiente de meta estará funcionando em seu favor. No entanto, é preciso que você seja bem específico ao criar suas metas diárias de estudo. Caso incorra nesse erro de não ser específico, o gradiente de meta dificilmente funcionará a seu favor, já que você nunca saberá se realmente está terminando a tarefa.

Exemplos de metas mal definidas diárias:

• Estudar física.
• Ler sobre constitucional.
• Resolver exercícios de matemática.

Repare que essas metas não permitem que o gradiente de meta atue em seu favor: como saber se você já está terminando de estudar física ou de ler sobre constitucional se você não determinou o ponto em que essa tarefa iria terminar?
Defina bem suas metas diárias de estudo e torne o gradiente de meta seu grande companheiro na sua vida de estudante ou concurseiro.

DISCIPLINA

O bicho papa㯠dos vestibulandos

O estabelecimento de metas em termos de estudos pode ser um importante meio para ter disciplina. Os candidatos que não dispõe de metas, em termos do que estudar, perdem a oportunidade de ter um grande aliado para ser disciplinado, além da falta de parâmetros de resultados a serem alcançados, bem como indicativos do esforço empreendido.

PLANO ESTRATÉGICO PARA ESTUDOS

1. Ponha seu objetivo no papel
Você vai começar o seu caminho para o sucesso quando definir um objetivo principal para você mesmo (por um, quatro ou mais anos). Seus sonhos devem ser postos em papel para concretizar uma ideia. É necessário definir quais as metas que devem ser cumpridas ao longo do trajeto para auxiliar a alcançar o seu objetivo.

 

2. Escolha metas
As metas servem para identificar o que precisa ser feito para conseguir cumprir a sua missão. Sempre existirão problemas em seu percurso, mas o importante é criar uma maneira de se proteger desses problemas – isso permite que você tenha mais tempo para fazer as suas tarefas.

cursinho-ensina-organizar-estudos-vestibular-2014-noticias

3. Analise cada objetivo
Analise bem as metas estabelecidas e veja o que pode interferir no processo para conquistar esse objetivo. Sempre pense em uma maneira de conseguir contornar os problemas e se manter no caminho. Seja realista ao examinar a sua rotina e seus planos.

 

4. Crie objetivos
Os objetivos vão auxiliar para que você chegue ao sucesso. É por meio deles que você vai começar o caminho e continuar nele. Seus objetivos precisam ser criados a partir de sua rotina, que deve ter metas para melhorar o aproveitamento de suas horas de cada dia.

 

5. Avalie o seu progresso
É difícil definir uma boa estratégia na primeira tentativa. Ela vai se aprimorando conforme o que vai acontecendo ao longo do caminho. De acordo com seus objetivos é possível traçar um plano estratégico para ver se está alcançando suas metas.

Quer organizar suas metas diárias? Envie um email para renatamedreis@hotmail.com e peça o modelo de organização de metas em PDF, só no ponto de imprimir e preencher!!!

FONTES:

http://memorizacao.blogspot.com.br/2008/07/metas-de-estudo-bem-definidas.html

http://concursos.correioweb.com.br/htmls2/sessao_16/2013/02/11/interna_rogerio_neiva/id_noticia=39865/interna_rogerio_neiva.shtml

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/05/07/1021555/como-criar-um-plano-estrategico-os-estudos.html

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s