LEIA NUMA VELOCIDADE INCRÍVEL!

Leitura dinâmica (também chamada leitura rápida) constitui-se de vários métodos que buscam aumentar a velocidade da leitura, mantendo o entendimento e a retenção de informações.46

Há vários métodos diferentes de leitura dinâmica. Alguns consideram que leitura consiste em três etapas – ver, pronunciar e compreender – e propõem que se elimine uma das três. Para manter o entendimento, a única etapa que poderia ser eliminada é a pronúncia, seja vocal ou mental.

MÉTODOS

Algumas técnicas utilizadas são leituras de grupos de palavras, em vez da leitura palavra por palavra; alinhamento do texto de forma que facilite a “varredura” pelos olhos sem que estes necessitem se deslocar muito de um lado para o outro (texto em coluna estreita) e o salto de olho, por meio do qual o leitor estabelece pontos na linha de leitura nos quais faz a parada ocular (esta técnica é utilizada em livros de colunas largas).

cérebro responde de forma compatível aos estímulos que recebe. Se você durante anos, vem lendo lentamente, os estímulos vem sendo enviados para o cérebro em baixa velocidade, e este responde de forma igualmente lenta.

Na leitura dinâmica, os estímulos são enviados mais rapidamente para o cérebro, elevando a velocidade de raciocínio.

A utilização de um metrônomo para “compassar” o tempo da leitura, estabelecendo uma meta mínima para se cumprir num determinado tempo, pode ajudar a reduzir o tempo de leitura gradativamente. Sugere-se, para pessoas com dificuldades de leitura, 20 linhas por minuto (marcadas por toques do metrônomo), enfatizando-se a importância da respiração e da postura. Para os que já têm o hábito de leitura, pode-se recomendar 40 toques por minuto, chegando ao dobro desse número para pessoas treinadas. 150 toques por minuto seria a velocidade do leitor mais rápido do mundo em língua portuguesa.

Skimming é um método de leitura dinâmica que envolve a procura visual de frases numa página para encontrar pistas para o significado. Para algumas pessoas, isso é normal, mas é geralmente adquirida pela prática. O skimming é mais frequente em adultos do que em crianças. É realizado a uma velocidade elevada (de 700 palavras por minuto, ou mais) do que a leitura normal para a compreensão (cerca de 200-230 ppm), e resulta em baixas taxas de compreensão, especialmente em textos ricos em informação de leitura.

Outra forma de skimming é comumente empregue pelos leitores na Internet. Trata-se de saltar sobre o texto que é menos interessante ou menos relevantes. Esta forma de leitura não é nova, mas tornou-se cada vez mais predominante devido à facilidade com que a informação alternativa pode ser acedido on-line. Algumas das frases têm menos informação que pode não ser necessária.

“Técnicas de Leitura: Skimming e Scanning”

Existem diferentes estilos de leituras para diferentes situações. Páginas na internet, romances, livros textos, manuais, revistas, jornais e correspondência são alguns dos itens lidos por pessoas todos os dias. Leitores eficientes e efetivos aprendem a usar muitos estilos de leitura para diferentes propósitos. Por exemplo, você pode ler por prazer, para obter informações ou para completar uma tarefa. A técnica escolhida irá depender do objetivo da leitura. Scanning, skimming, e leituras críticas são diferentes estilos de leituras. Se você está procurando por informação, deve-se usar scanning para uma palavra específica. Se você está explorando ou revendo um documento deve-se usar a skimming.Nutrição-para-uma-mente-sadia

A compreensão do texto lido depende: da capacidade do leitor em relacionar idéias, estabelecer referências, fazer inferências ou deduções lógicas, identificar palavras que sinalizam idéias, além da percepção de elementos que colaborem na compreensão de palavras, como os prefixos e sufixos e não simplesmente, como muitos acreditam, o conhecimento de vocabulário, ou seja, só o conhecimento de vocabulário é insuficiente para compreender um texto. Como a leitura é um processo, para ler de forma mais ativa, rápida e, desse modo, mais efetiva, procure:

» quebrar o hábito de ler palavra por palavra;
» usar seu prévio conhecimento sobre o assunto;
» dominar as estratégias que fortalecerão este processo;
» prestar atenção ao contexto em que o texto está colocado;
» fortalecer as estruturas gramaticais que sustentam a formulação das idéias apresentadas.

*

Prevendo o conteúdo de um texto

É a primeira coisa a fazer antes de começar a leitura do texto. É possível, muitas vezes, antecipar ou prever o conteúdo de um texto, através do título, de um subtítulo, gráfico ou figura incluídos. O título, quando bem escolhido, identifica o assunto do texto.

*

Técnica de leitura – Scanning
(habilidade de leitura em alta velocidade)

É uma habilidade que ajuda o leitor a obter informação de um texto sem ler cada palavra. É uma rápida visualização do texto como um scanner faz quando, rapidamente, lê a informação contida naquele espaço. Scanning envolve mover os olhos de cima para baixo na página, procurando palavras chaves, frases especificas ou idéias. Ao realizar o scanning procure verificar se o autor fez uso de organizadores no texto, como: números, letras, passos ou as palavras primeiro, segundo, próximas. Procure por palavras em negrito, itálico, tamanhos de fontes ou cores diferentes. O processo de scanning é muito útil para encontrar informações específicas de, por exemplo, um número de telefone numa lista, uma palavra num dicionário, uma data de nascimento, ou de falecimento numa biografia, um endereço ou a fonte para a resposta de uma determinada pergunta sua. Após “escanear” o documento, você deve usar a técnica de skimming.

*

Técnica de leitura – Skimming

O processo de skimming permite ao leitor identificar rapidamente a idéia principal ou o sentido geral do texto. O uso do skimming é frequente quando a pessoa tem muito material para ler em pouco tempo. Geralmente a leitura no skimming é realizada com a velocidade de três a quatro vezes maior que a leitura normal. Diferentemente do scanning, skimming é mais abrangente; exige conhecimento de organização de texto, a percepção de dicas de vocabulário, habilidade para inferir idéias e outras habilidades de leitura mais avançadas.

Existem muitas estratégias que podem ser usadas ao realizar o skimming. Algumas pessoas lêem o primeiro e o último parágrafo usando títulos, sumários e outros organizadores na medida que lêem a página ou a tela do monitor. Você pode ler o titulo, subtítulo, cabeçalhos, e ilustrações. Considere ler somente a primeira sentença de cada parágrafo. Esta técnica é útil quando você está procurando uma informação especifica em vez de ler para compreender. Skimming funciona bem para achar datas, nomes, lugares e para revisar figuras e tabelas. Use skimming para encontrar a idéia principal do texto e ver se um artigo pode ser de interesse em sua pesquisa.

*

Muitas pessoas consideram scanning e skimming como técnicas de pesquisa do que estratégias de leitura. Entretanto, quando é necessário ler um grande volume de informação, elas são muito práticas, como exemplo durante a procura de uma informação específica, de dicas, ou ao revisar informações. Assim, scanning e skimming auxiliam-no na definição de material que será lido ou descartado.

FastReader 1.0Clay_Shirky

FastReader é um programa que permite que a leitura de textos de maneira rápida, com palavras que se movem na tela.

FastReader oferece uma maneira praticar para ler textos rapidamente. Como a leitura no computador é, por muitas vezes, cansativa, o programa oferece uma forma mais dinâmica para a leitura de textos diários: através de um painel, onde o texto se move!

O programa suporta arquivos de texto no formato TXT. Você pode modificar a fonte e as cores de fundo, assim como a velocidade de cada palavra apresentada, de acordo com a sua leitura.

baixe o programa aqui: http://www.superdownloads.com.br/download/172/fastreader

FONTES:

http://fotoleituradinamica.com/

http://www.galaor.com.br/tecnicas-de-leitura/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leitura_din%C3%A2mica

3 opiniões sobre “LEIA NUMA VELOCIDADE INCRÍVEL!”

  1. Uma crítica construtiva, o texto é interessante e com certeza consegui absorver diversas informações sobre leitura dinâmica, contudo existe muitas palavras em desacordo com o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, visto que ele foi postado em 2014, seria interessante alterar.(ideia e leem usando acento, os quais não se usam mais)

  2. Eu aprecio bastante suas dicas! Muito obrigada mesmo viu? Estou atualizando o blog e essa alteração vai entrar na lista.
    Muito obrigada e volte sempre.

  3. Artigo muito interessante! Parabéns! Desde crianças aprendemos a ler silabicamente e fazemos isso até hj. É interessante como pronunciamos as palavras qdo estamos lendo, seja em voz alta ou mentalmente. Quando descobrimos que podemos passar de sílabas para palavras e de palavras para frases inteiras, sem prejudicar o entendimento do conteúdo, novas possibilidades se abrem. Leitura dinâmica é realmente muito interessante e desafiador!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s