Como descobrir quais profissões me interessam?

Sugerimos que você siga três etapas: primeiro, procure conhecer a si mesmo; depois, procure conhecer as diferentes profissões e, finalmente, procure conversar com pessoas que possam lhe ajudar. É desse modo que você conseguirá reunir suas características pessoais, seus interesses e as possibilidades que o mercado de trabalho oferece.

Conheça a si próprio

espelhoÉ fundamental lembrar que cada pessoa é responsável por suas próprias escolhas: só ela pode ter certeza sobre quais são suas capacidades, interesses e características individuais. Por isso, o primeiro passo para saber o que se quer ser é responder à pergunta: quem sou eu?

Pesquise cursos e profissões

Escolha-da-Profissão2Também é fundamental deixar claro que uma pessoa só pode tomar uma decisão com convicção quando conhece bem as alternativas. E conhecer bem um curso ou uma profissão significa, entre outras coisas, saber que habilidades e conhecimentos são exigidas, quais são suas atividades mais rotineiras, quais suas perspectivas financeiras, etc.

Dialogue com quem pode ajudar

dialogarBuscar a opinião de pessoas mais próximas com familiares e amigos é algo que pode auxiliar. No entanto, quando as dúvidas persistem, uma saída é procurar serviços e profissionais habilitados, que podem ajudar com imparcialidade na delimitação de alguns caminhos para que você possa realizar uma escolha com maior confiança.

fonte:

http://www.pucrs.br/prac/futuroscalouros/escolha-02-Como-descobrir-quais-profissoes-me-interessam.htm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s