GRANDES MATEMÁTICOS: inspire-se!

Muitas pessoas acreditam não possuírem o dom da matemática correndo nas veias pelo fato de ter muitas dificuldades com essa disciplina.

Buscando no passado e até mesmo na atualidade vemos que grandes personalidades estiveram revolucionando o mundo através do uso da matemática.

Acontece que a matemática não é UMA CIÊNCIA PARA GÊNIOS. A matemática é a ciência para quem quer raciocinar.  Pessoalmente, não conheço outro estímulo melhor para o cérebro.

Vale ressaltar que para aprender matemática não é necessário nascer sabendo mas é necessário dedicar-se. A matemática é pura lógica e para tanto, precisa ser exercitada.

Aprender matemática é mais ou menos assim:

Você está em um país que nunca esteve antes, muito cansado e sem dinheiro só ha um lugar onde você pode se hospedar de graça e comer o quanto quiser mas você não sabe chegar lá sozinho mas recebeu um mapa com o endereço. Você então consulta o mapa, e entre ruas, ladeiras, becos , (3 conduções) e algumas casas, você finalmente chega lá e descansa.

Mas e se você não tivesse o mapa? Como chegaria aquele endereço? Perguntando, pedindo para que alguém o conduzisse para um lugar que você nem sabe onde fica?

Seria praticamente impossível. Você precisa das diretrizes que te levem aquele objetivo no caso, o mapa. Passo a passo e mesmo sem a ajuda de alguém, SEGUINDO O MAPA, você se auto conduziria ao endereço, certo?

Assim é a matemática. Você precisa dos conhecimento de base para atingir os níveis mais difíceis. Como aprender logarítimos se não sabemos e não entendemos o que são exponenciais?

E como saber calcular uma exponencial sem saber multiplicar?

Precisamos das diretrizes, das bases. Matemática é lógica, é passo a passo, é do simples ao complexo e nunca o contrário. Entenda isso, busque aprender e volte aqui para concordar que não é preciso ser um gênio para entender matemática. Exercício e base, base e exercício, isto é a matemática para começar.

matemática (do grego μάθημαtransl. máthēma, “ciência“/”conhecimento“/”aprendizagem“; e μαθηματικός, truques-matematicos-outratransl. mathēmatikós, “apreciador do conhecimento“) é a ciência do raciocínio lógico e abstrato. A matemática estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações.

A matemática é usada como uma ferramenta essencial em muitas áreas do conhecimento, tais como engenharia, medicina, física, química, biologia, e ciências sociaisMatemática aplicada, ramo da matemática que se ocupa de aplicações do conhecimento matemático em outras áreas do conhecimento, às vezes leva ao desenvolvimento de um novo ramo, como aconteceu com Estatística ou teoria dos jogos.

CONHEÇA ALGUNS MATEMÁTICOS NOTÁVEIS

Arquimedes

Arquimedes de Siracusa 287 a.C. – 212 a.C foi um matemáticofísicoengenheiroinventor, e astrônomo grego. Embora poucos detalhes de sua vida sejam capturar8conhecidos, são suficientes para que seja considerado um dos principais cientistas da Antiguidade Clássica.

Entre suas contribuições à Física, estão as fundações da hidrostática e da estática, tendo descoberto a lei do empuxo e a lei da alavanca, além de muitas outras. Ele inventou ainda vários tipos de máquinas para usos militar e civil, incluindo armas de cerco, e a bomba de parafuso que leva seu nome. Experimentos modernos testaram alegações de que, para defender sua cidade, Arquimedes projetou máquinas capazes de levantar navios inimigos para fora da água e colocar navios em chamas usando um conjunto de espelhos.

Arquimedes é frequentemente considerado o maior matemático da antiguidade, e um dos maiores de todos os tempos (ao lado de NewtonEuler e Gauss). Ele usou o método da exaustão para calcular a área sob o arco de uma parábola utilizando a soma de uma série infinita, e também encontrou uma aproximação bastante acurada do número π.8 Também descobriu a espiral que leva seu nome, fórmulas para os volumes de superfícies de revolução e um engenhoso sistema para expressar números muito grandes.

 

DESCARTES

Frans_Hals_-_Portret_van_René_DescartesRené Descartes (La Haye en Touraine31 de março de 1596 – Estocolmo11 de fevereiro de 16501 ) foi um filósofofísico e matemáticofrancês.1 Durante a Idade Moderna, também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.

Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria – fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, foi também uma das figuras-chave na Revolução Científica.

Descartes, por vezes chamado de “o fundador da filosofia moderna” e o “pai da matemática moderna“, é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que, a partir de Descartes, inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna.2 Décadas mais tarde, surgiria nas Ilhas Britânicas um movimento filosófico que, de certa forma, seria o seu oposto – o empirismo, com John Locke e David Hume.

EUCLIDES

Euclides de Alexandria (em grego antigo: Εὐκλείδης Eukleidēsfl. c. 300 AC) foi um professormatemático platónico e escritor possivelmente grego, muitas vezes referido como o “Pai da Geometria”. Além de sua principal obra, Os Elementos, Euclides também escreveu 200px-Euklid-von-Alexandria_1sobre perspectivasseções cônicasgeometria esféricateoria dos números e rigor.

geometria euclidiana é caracterizada pelo espaço euclidiano, imutável, simétrico e geométrico, metáfora do saber na antiguidade clássica e que se manteve incólume no pensamento matemático medieval e renascentista, pois somente nos tempos modernos puderam ser construídos modelos de geometrias não-euclidianas.

Euclides é a versão aportuguesada da palavra grega Εὐκλείδης, que significa “Boa Glória”.

EULER

200px-Leonhard_Euler_2Leonhard Paul Euler (Basileia15 de abril de 1707 — São Petersburgo18 de setembro de 1783) foi um grande matemático e físico suíço de língua alemã que passou a maior parte de sua vida na Rússia e na Alemanha.2

Euler fez importantes descobertas em campos variados nos cálculos e grafos. Ele também fez muitas contribuições para a matemática moderna no campo da terminologia e notação, em especial para as análises matemáticas, como a noção de uma função matemática.

Além disso tornou-se célebre por seus trabalhos em mecânica, óptica, e astronomia. Euler é considerado um dos mais proeminentes matemáticos doséculo XVIII. Uma declaração atribuída a Pierre-Simon Laplace manifestada sobre Euler na sua influência sobre a matemática: “Leiam Euler, leiam Euler, ele é o mestre de todos nós.

Euler foi um dos mais prolíficos matemáticos, calcula-se que toda a sua obra reunida teria entre 60 e 80 volumes.

NASH

200px-John_f_nash_20061102_3John Forbes Nash Jr. (Bluefield13 de junho de 1928) é um matemático norte-americano que trabalhou com teoria dos jogosgeometria diferencial e equações diferenciais parciais, servindo como Matemático Sénior de Investigação na Universidade de Princeton. Compartilhou oPrêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel de 1994 com Reinhard Selten e John Harsanyi.

Nash também é conhecido por ter tido sua vida retratada no filme Uma Mente Brilhante, vencedor de 4 Óscars (indicado para 8), baseado no livro-biográfico homônimo, que apresentou seu gênio para a matemática e sua luta contra a esquizofrenia.

PITÁGORAS

190px-Kapitolinischer_Pythagoras_adjustedPitágoras de Samos (em grego antigo: Ὁ Πυθαγόρας ὁ Σάμιος, transl.Ho Pythagóras ho Sámios – trad.: “Pitágoras o Samiano”, ou simplesmente Ὁ Πυθαγόρας; Samos, entre ca. 571 a.C. e 570 a.C. — Metaponto, ca. 497 a.C. ou 496 a.C.) foi um filósofo e matemático grego.

A sua biografia está envolta em lendas. Diz-se que o nome significa altar da Pítia ou o que foi anunciado pela Pítia, pois mãe ao consultar a pitonisasoube que a criança seria um ser excepcional.

Pitágoras foi o fundador de uma escola de pensamento grega denominada em sua homenagem de pitagórica. Teve como sua principal mestra, a filósofa e matemática Temstocléia .

ISAAC NEWTON

200px-GodfreyKneller-IsaacNewton-1689Isaac Newton (Woolsthorpe-by-Colsterworth4 de janeiro de 1643 — Londres31 de março de 1727)2 nota 1 foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomoalquimistafilósofo natural e teólogo.

Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes na história da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.

Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que os movimentos de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. O poder unificador e profético de suas leis era centrado na revolução científica, no avanço do heliocentrismo e na difundida noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da natureza.

Em uma pesquisa promovida pela Royal Society, Newton foi considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência. De personalidade sóbria, fechada e solitária, para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional .

GAUSS

Carl_Friedrich_GaussJohann Carl Friedrich Gauss (Braunschweig30 de Abril de 1777 — Göttingen23 de Fevereiro de 1855), foi um matemáticoastrônomo e físico alemão que contribuiu muito em diversas áreas da ciência, dentre elas a teoria dos númerosestatísticaanálise matemáticageometria diferencialgeodésiageofísicaeletrostáticaastronomia e óptica.

Alguns o referem como princeps mathematicorum2 (em latim, “o príncipe da matemática” ou “o mais notável dos matemáticos”) e um “grande matemático desde a antiguidade”, Gauss tinha uma marca influente em muitas áreas da matemática e da ciência e é um dos mais influentes na história da matemática. Ele refere-se à matemática como “a rainha das ciências”.

fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Matem%C3%A1tica#Matem.C3.A1ticos_not.C3.A1veis

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s