Aprenda a aprender hoje mesmo!

Seu caminho para uma aprendizagem mais eficaz se dá através do conhecimento

  • de si mesmo
  • de sua capacidade de aprender
  • do processo que você utilizou com sucesso no passado
  • do interesse e conhecimento do assunto que você quer aprender

decision (1)

 

Pode ser fácil para você aprender Física, mas impossível aprender a jogar tênis, ou vice versa.
Toda aprendizagem, entretanto, é um processo que se estabelece em determinadas etapas.

Estas são quatro etapas para a aprendizagem.
Comece imprimindo esta página e respondendo às perguntas.
Em seguida, planeje sua estratégia com suas respostas e com outros “Guias de Estudo”

Comece com o
passado
  • Qual sua experiência sobre como você aprende?Você
  • gostava de ler? resolver problemas? memorizar? recitar? interpretar? falar em público?
  • sabia fazer resumo?
  • fazia perguntas sobre o que havia estudado?
  • fazia revisão?
  • tinha acesso a informações de várias fontes?
  • gostava estudar sozinho ou em grupo?
  • precisava de várias sessões curtas de estudo, ou de uma sessão longa?
  • Quais são seus hábitos de estudo? Como se evoluiram? O que funcionou melhor?pior?
  • Como você se expressou sobre o que aprendeu melhor? Através de um teste escrito, um dissertação, uma entrevista?
Siga para o
presente
  • O quanto eu estou interessado nisto?
  • Quanto tempo quero levar para aprendender isto?
  • O que pode distrair minha atenção?
  • As circunstâncias estão adequadas para o sucesso?
  • O que posso controlar, e o que está fora de meu controle?
  • Posso modificar essas condições para obter sucesso?
  • O que afeta minha dedicação para aprender isto?
  • Tenho eu um plano?O meu plano leva em conta minha experiência passada e meu estilo de aprendizagem?
Considere o
processo,
o assunto em questão
  • Qual é o cabelçalho? O título?
  • Quais são as palavras-chave que se destacam?
  • Eu as entendo?
  • O que já sei sobre isto?
  • Conheço assuntos correlatos?
  • Que tipo de recursos e informações me ajudarão?
  • Confiarei somente em uma fonte (por exemplo, um livro texto) para obter informação?
  • Terei que procurar fontes adicionais?
  • À medida que estudo, pergunto a mim mesmo se estou entendendo?
  • Devo ir mais rápido ou mais devagar?
  • Se não estou entendendo, pergunto qual o motivo?
  • Eu paro e faço um resumo?
  • Eu paro e pergunto se faz sentido?
  • Eu paro e avalio (concordo/discordo)?
  • Preciso somente de tempo para refletir e retomar mais tarde?
  • Preciso discutir o assunto com outros “estudantes” para poder processar a informações?
  • Preciso encontrar uma autoridade, tal qual um professor, uma bibliotecária, ou um perito no assunto?
Revisão Critica
  • O que fiz certo?
  • O que poderia fazer melhor ?
  • O meu plano esta de acordo com a maneira como trabalho meus pontos positivos e negativos?
  • Escolhi as condições certas?
  • Eu as segui; fui disciplinado comigo mesmo?
  • Fui bem sucedido?
  • Comemorei o meu sucesso?

Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.

Pitágoras

Fonte: http://www.studygs.net/portuges/metacog.htm

Deixe uma resposta

