Lato sensu x Stricto sensu

Esse post é dedicado especialmente para estudantes do ensino superior que ainda não conhecem a diferença entre essas duas modalidades!

(texto retirado  do site http://zh.clicrbs.com.br)

A escolha do tipo de curso depende do que o estudante busca em sua formação

17/04/2013 | 03h31

Existem duas categorias de cursos de pós-graduação no Brasil: os da modalidade lato sensu (especializações e MBAs, onde entram também as residências) e da modalidade stricto sensu (mestrados acadêmicos, mestrados profissionais e doutorados). Os nomes em latim podem confundir, mas a sua diferenciação é, na verdade, muito simples.

Os cursos lato sensu têm carga horária mínima de 360 horas, podem ser oferecidos à distância e direcionam-se ao aperfeiçoamento profissional – designam cursos que se seguem à graduação. Ao final deles, o aluno precisa defender uma monografia ou um trabalho de conclusão e recebe um certificado.

Já os cursos da modalidade stricto sensu disponibilizam aos alunos conhecimentos mais específicos, focados em determinadas áreas, além de serem voltados à pesquisa. Ao final do curso, o aluno receberá um diploma.

– As duas modalidades são bem diferentes, então é importante que a pessoa tenha em mente o que ela quer com aquele diploma ou certificado. Se ela pretende ser professor universitário ou ir para a área da pesquisa, o ideal é que faça stricto sensu, para adquirir título de mestre ou doutor. Se quer qualificação profissional e pretende continuar no mercado de trabalho, e não na área acadêmica, o curso lato sensu é suficiente – explica o o pró-reitor de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Vladimir Pinheiro do Nascimento.

PARA ENTENDER

Lato sensu

> Especialização: aperfeiçoamento ou atualização de conteúdos da vida profissional do estudante. Dentro das especializações aparecem os MBAs (Master in Business Administration), que são especializações na área de administração, voltadas ao mercado de trabalho, e as residências, feitas por médicos e veterinários.

> Ao final do curso, os alunos recebem um certificado.

Stricto sensu

> Mestrado acadêmico: procurado por quem quer seguir a carreira de docente e se dedicar à pesquisa acadêmica. O aluno pode produzir artigos durante o curso e deve apresentar uma dissertação a uma banca de professores ao final do mestrado.

> Mestrado profissional: para quem deseja aprofundar conhecimentos teóricos e manter o foco no mercado de trabalho. Também requer a apresentação de uma dissertação.

> Doutorado: para quem deseja ser pesquisador ou professor universitário. O trabalho de conclusão chama-se tese.

> Ao final do curso, alunos recebem um diploma.

ESCOLHA A SUA MODALIDADE DE PÓS

Lato sensu (especializações, MBAs, residências e ensino à distância)

> Foco bastante dirigido,

> Indicado a profissionais que buscam cursos mais rápidos, de um ano a um ano e meio,

> Geralmente procurada por quem tem graduação e quer continuar sua formação na especialização, estando ou não atuando profissionalmente

Stricto sensu (mestrados acadêmicos, mestrados profissionais e doutorados)

> Voltados à pesquisa e ao ensino com o objetivo de gerar conhecimento,

> Indicado a profissionais com mais tempo para se dedicar à pesquisa, que vão resultar em dissertações ou teses. O curso também dura mais, cerca de dois anos,

> No caso do mestrado profissional, o público são profissionais atuantes no mercado e que desejam com o curso transformar, melhorar processos ou tecnologias vinculadas a sua atuação profissional,

> Geralmente procurados por quem pretende ser pesquisador ou professor.

Fonte: professor Calos Alberto Ceretta, coordenador de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s