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PROCRASTINAÇÃO: livre-se desse mal HOJE!

Para quem não sabe o que significa esse termo:

Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação.

A palavra em si vem do latim procrastinatus: pro- (à frente) e crastinus (de amanhã).

Ou seja, o procrastinador ( indivíduo que evita tarefas ou uma tarefa em particular) adora deixar tudo pra fazer depois, amanhã, ano que vem…

Esse post é muito importante para mim e para algumas pessoas que com certeza se identificarão com o que vou declarar. Infelizmente sou procrastinadora desde que nasci- defeito de fábrica sério que venho tentando consertar ha alguns anos.

Inclusive agora estou procrastinando. Eu deveria estar escrevendo minha monografia mas resolvi malhar, limpar meu quarto, pesquisar meu ascendente, tirar vírus de todos os computadores da casa, entender o motivo pelo qual as formigas preferem açúcar que sal,  escrever um post novo pro blog, esperar dar 20:00 para assistir a novela e nesse meio tempo ficar no whatsapp conversando…pra quando der a minha hora de dormir (23:00) eu ter a desculpa que amanhã preciso acordar cedo e não dá mais tempo de escrever nada hoje.

Esse texto que segue logo abaixo foi uma pesquisa que realizei no google ontem de madrugada na hora que eu deveria estar lendo alguns artigos para minha monografia  e o mesmo pode ser lido na íntegra AQUI!

Procrastinação não é simplesmente uma forma de preguiça. Ela surge por razões variadas, incluindo:

  • fuga de experiências negativas
  • falta de capacitação
  • medo de comentários e avaliações de terceiros
  • hostilidade à tarefa ou à pessoa que a solicitou.
  • pessimismo
  • depressão
  • perfeccionismo – meu caso
  • passividade
  • necessidade de aceitação
  • baixa tolerância às frustrações
  • sentimento de injustiça
  • sobrecarga

Sinais de alerta

A tendência de deixar para depois as tarefas mais difíceis e desagradáveis está sempre presente e o combate à procrastinação exige um alerta constante. Os verdadeiros procrastinadores apresentam cinco comportamentos reveladores:

  1. Sobreestimam o tempo necessário para realizar alguma coisa.
  2. Superestimam o tempo disponível para realizar alguma coisa.
  3. Superestimam o quanto estarão motivados para realizar alguma coisa mais tarde.
  4. Acreditam erradamente que não é recomendável trabalhar numa tarefa quando não estão muito bem dispostos a fazê-la.
  5. Acreditam erradamente que, para ter sucesso numa tarefa, eles têm que desejar fazê-la.

Como combater a procrastinação?

A procrastinação começa com alguma espécie de sentimento negativo que nos desvia das tarefas importantes. Se você puder reconhecer e reformular alguns destes sentimentos de ansiedade e dúvidas, você poderá elaborar um plano para combater a tendência à procrastinação e gerenciar melhor o seu tempo.

Problema Solução
Perfeccionismo e expectativas irreais:Pensar que você não fez o melhor que possivelmente poderia fazer. O trabalho nunca está suficientemente bom para ser entregue.
  1. Pare de procurar a perfeição a qualquer custo.
  2. Defina um prazo firme para terminar.
  3. Comece logo e faça o melhor que você conseguir neste prazo.
  4. Examine e corrija mais tarde.
Medo de falhar: Pensar que se não fizer o melhor, você é um fracassado. Ou pensar que, se falhar num teste, você, como pessoa, é um fracasso, ao invés de pensar que você é uma pessoa normal que falhou num teste.
  1. Reflita sobre a falha e use-a para aprender. Como posso fazer melhor na próxima vez?
  2. Aplique o que aprendeu na próxima tarefa ou teste.
Achar a tarefa enfadonha: Ficar paralisado pensando nos aborrecimento que terá na execução de uma tarefa tediosa e cansativa.
  1. Focalize suas prioridades e objetivos.
  2. Concentre-se nos resultados a serem obtidos.
  3. Prometa a si mesmo uma recompensa pela execução da tarefa, alguns momentos de relaxamento.
Medo e ansiedade: Sentir-se esmagado pela complexidade e tamanho da tarefa e com medo de falhar. Como resultado, você gasta muito de seu tempo angustiado com o que tem a fazer, ao invés de agir.
  1. Divida a grande tarefa em tarefas menores.
  2. Estabeleça metas específicas e realize uma de cada vez.
Dificuldade de concentração: Sentado à sua mesa, você se vê a sonhar, flutuando no espaço, navegando pela Internet sem propósito, etc., ao invés de se dedicar à sua tarefa.
  1. Esforce-se para fazer algo e dar a partida: organize seu local de trabalho; leia ou revise o que já foi feito.
  2. Comprometa-se a trabalhar na tarefa pelo menos 10 minutos.
  3. Comprometa-se com mais 10 minutos e assim por diante, até engrenar.
Fraco gerenciamento do tempo:Procrastinação significa que seu tempo não está sendo administrado com inteligência. Você pode estar inseguro quanto às suas prioridades, objetivos e metas. Como resultado, você se dedica a tarefas menos importantes, sem planejamento.
  1. Defina suas prioridades de acordo com a importância e urgências das tarefas.
  2. Prepare sua lista de coisas a fazer, de acordo com as prioridades definidas.
  3. Siga seu planejamento e não o que seria mais agradável fazer.
Problemas pessoais: dificuldades financeiras, conflitos no trabalho, problemas familiares ou amorosos, etc. Procure um conselheiro, um profissional ou um amigo que possa ouvi-lo e orientá-lo.

 

Espero que esse pequeno trecho tenha os ajudado em alguma coisa.

Ontem descobri inclusive, que tenho ascendente em sagitário e lua em virgem. Minha lua explica minha procrastinação rsrsrs.

Brincadeiras a parte, esse problema é muito sério e deve ser combatido sempre que for reconhecido. Eu sabia que tinha algo errado comigo e detectei cedo o que era. Vamos lutar pelos nossos sonhos, queridos! E NUNCA DEIXAR PARA AMANHÃ O QUE PODEMOS FAZER HOJE OK?

Abaixo outros artigos muito interessantes que podem te ajudar ( para mim tem dado certo):

Como lutar contra o hábito primitivo de procrastinar

Procrastinação: 6 maneiras de acabar cientificamente com ela!

Procrastinação Um prejudicial distúrbio crônico, fácil de ser vencido

Como tratar a procrastinação com um truque esperto

8 Dicas matadoras para evitar a Procrastinação – Parte I

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