Dificuldades para aprender? Saiba como sua AUTOCONFIANÇA pode influenciar!

Ao longo de todos esses anos de blog, recebo muitos emails e comentários de leitores que acreditam serem “burros” pois não conseguem aprender “nada” mesmo colocando todo seu esforço em jogo.

Hoje quero falar especialmente com quem se sente “burro”.

dicaMuitas vezes já conversamos aqui no blog que NÃO EXISTE APENAS UMA FÓRMULA para aprender seja o que for. Assim como existem vários meios de aprender um conteúdo também EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE INTELIGÊNCIA e pasmem – obrigatoriamente você possui um tipo ou mais de inteligência sim. Todos nós possuímos.

O PRIMEIRO PASSO PARA TER SUCESSO NOS ESTUDOS DEPENDE DE VOCÊ!

Sua AUTOCONFIANÇA pode ser o obstáculo que te impede de aprender. Se você já abre o livro pensando que o conteúdo é difícil, tendo certeza que você não vai aprender nada ou mesmo que você vai esquecer absolutamente tudo que vai ler, pra quê começar a estudar não é mesmo?

Se você sabe que você é o único ser humano no mundo que não vai aprender aquele conteúdo todo, que você é o único que não entendeu nada nem quando alguém explicou pessoalmente a matéria, para quê tentar entender? Não vai dar certo…

Você pensa assim? VEJA SE VOCÊ SE IDENTIFICA COM ALGUNS COMENTÁRIOS DE LEITORES AQUI DO BLOG:

COMENT 1“ate agora não consigo  aprender equação com fração, já assisti vários videos na youtube explicando como resolve, mas não adiantou em nada.”

COMENT 2“Oi estou tentando fazer um curso agora de enfermagem, mas não consigo ter concentração os professores falam entram num ouvido e sai pelo o outro, o máximo que eu consigo fazer é ler até decorar sem entender nada por isso as vezes consigo passar nas provas me sinto uma pessoa burra”

COMENT 3“Eu Desde de nova sempre tive grande dificuldade de aprender decorar. Mas depois que tive depressão e síndrome do pânico ficou ainda pior. Agora com 47 anos já na menopausa ficou pior ainda .mesmo com toda essa dificuldade teimo em fazer uma faculdade de serviço social. Tá muito difícil as vezes penso em desistir”

COMENT 4“Eu assisto vídeo aula, leio o livro, vejo imagens e mesmo assim não tiro nota boa nas provas, parece que todo o tempo que estudei foi perdido, parece que não consigo captar nada… presto atenção nas aulas e nada… não sei o que fazer 😦”

coment 5“Eu tenho muita dificuldade de aprender, e isso é em todas as matérias. chego a sentir dores de cabeça forte por não conseguir. desisto muito fácil de tudo que começo. vou tentar com essas dicas. Deus me ajude”

coment6“Oi tudo bem? Eu não sei mais o que fazer. Eu estudo e não consigo entender, eu me sinto muita burra, e não sei mais o que fazer”

 

Essa é uma amostra pequena (muito pequena mesmo) das mensagens que recebo aqui.

Viu como não são poucas pessoas que possuem dificuldade de aprendizado? No blog você encontra em praticamente 70% dos comentários esse tipo de pensamento, o que pra mim é muito triste de ler.

dicaAUTOCONFIANÇA É O PRIMEIRO PASSO PARA O SUCESSO NOS ESTUDOS. 

Tudo que você vai fazer nessa vida , se você quiser que dê certo realmente , você primeiro precisa acreditar. Antes de acreditar EM UM PLANO, você precisa acreditar em quem irá executar o plano, no caso, VOCÊ.

ESTUDAR E APRENDER é um ato pessoal – tudo que vai acontecer em seguida , depende somente de você.

No instante que você decide que VAI APRENDER ALGO , você já está acreditando no seu potencial e essa força que você dá pra você mesmo , te IMPULSIONA PARA O SUCESSO.

Alguns vão precisar se ESFORÇAR MAIS QUE OUTROS, isso é uma verdade mas não é ruim. Eu estou no grupo dos que precisam se esforçar mais para aprender também e é ótimo.

Quando você acredita em você mesmo, você sabe que você vai conseguir aprender – sua mente busca formas de transformar seu desejo de aprender em realidade. Aí quem começa a trabalhar por você é a CRIATIVIDADE.

Você começa a BUSCAR FORMAS DE APRENDER e você encontra. Por qual motivo você acha que é possível encontrar tantas técnicas de aprendizagem por aí? São experiências pessoais, pesquisas que deram certo.

TEM GENTE QUE SÓ APRENDE LENDO EM VOZ ALTA.

TEM GENTE QUE SÓ APRENDE LENDO SUSSURRANDO.

TEM GENTE QUE SÓ APRENDE LENDO NO SILÊNCIO ABSOLUTO.

TEM GENTE QUE SÓ APRENDE ESCUTANDO UMA MÚSICA DE FUNDO.

TEM GENTE QUE SÓ APRENDE SE FIZER UM RASCUNHO DO QUE LEU.

TEM GENTE QUE SÓ APRENDE SE TIVER QUE ENSINAR PARA ALGUÉM.

TEM GENTE QUE SÓ APRENDE SE FIZER MAPA MENTAL.

TEM GENTE QUE SÓ APRENDE SE ESTUDAR DEITADO NA CAMA.

TEM GENTE QUE SÓ APRENDE SE ESTUDAR SENTADO COM MESA LIMPA.

TEM GENTE QUE SÓ APRENDE SE ESTUDAR PELA INTERNET.

TEM GENTE QUE SÓ APRENDE SE ESTUDAR LENDO NO LIVRO.

TEM GENTE QUE SÓ APRENDE SE ALGUÉM ENSINAR PESSOALMENTE.

TEM GENTE QUE SÓ APRENDE DEPOIS DE LER REPETIDAMENTE.

TEM GENTE QUE SÓ APRENDE FAZENDO ANOTAÇÃO NO LIVRO.

TEM GENTE QUE SÓ APRENDE ESTUDANDO PELA MANHÃ.

TEM GENTE QUE SÓ APRENDE ESTUDANDO DE MADRUGADA.

TEM GENTE QUE SÓ APRENDE ESTUDANDO 6 HORAS POR DIA.

TEM GENTE QUE SÓ APRENDE ESTUDANDO 50 MINUTOS POR DIA.

E assim vai… existem tantas formas de aprender. Vamos tentando achar A SUA FORMA de aprender. Mas antes de qualquer coisa entenda: NÃO EXISTEM PESSOAS BURRAS. EXISTEM PESSOAS QUE AINDA NÃO APRENDERAM A ESTUDAR.

Se alegre, acredite em você e vamos voltar aos estudos!

pug feliz

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s